segunda-feira, 6 de junho de 2011

HERMENGARDA e a OSTEOPOROSE

Creio que vocês já conhecem D. Hermengarda. Gente boa! Ela voltou para a consulta preocupada com “essa tar de ostoporós”. Com seus “quase quase” tocando os setenta janeiros, chegou à conclusão de que tem que tomar algum chá de erva para se livrar desta “doença maleitosa”. Por isso o assunto foi esta doença:
Como diz o nome, o osso fica mais poroso quando atingido pelo mal. Perde densidade. Comparando pedaços de madeira e giz, vemos que um é mais maciço (ou mais denso) do que o outro. Quanto mais denso, mais forte (pelo menos no caso do osso). Os ossos estão sempre mudando embora pareçam quietinhos. Temos dois tipos de células ósseas (osteócitos) que se revezam no afã de renovar o osso. Os osteoclastos saem de um lado do osso e vão destruindo-o, mas são seguidos de perto por osteoblastos que reconstroem o órgão. Quando alcançam a outra extremidade o osteoblasto vira osteoclasto e passa a destruir, enquanto a outra célula também muda e vira osteoblasto passando a refazer o que o outro destruiu. Dessa forma o tempo inteiro o que parece invariável se transforma sem parar. Nas pessoas jovens, há preponderância dos osteoblastos e o osso vai se fortalecendo, mas com a idade os clastos começam a tornar-se mais fortes e ocorre perda de densidade. Para as mulheres ainda temos a agravante que é a redução da produção de estrogênios nas proximidades da menopausa (75% dos doentes são mulheres). Estes hormônios estimulam a calcificação; faltando, o osso fica fraco, quebra com facilidade e pode levar a morte (no Brasil são mais de 200 mil mortes por ano por causa deste mal).
Porém pelo que pude ver, D. Hermengarda não tem o problema. Embora já no período de pós-menopausa, que, registre-se, para ela foi sem sintomatologia desagradável – “só foi simbora e pronto” – ela mantém uma atividade física invejável. Este é um bom segredo para proteger-se. A pressão do músculo sobre o osso, que recebe o nome de stress strain, estimula o osteoblasto, isto é, a calcificação óssea, impedindo o estabelecimento da osteoporose. Esta senhora, desde criança, racha lenha, carrega, capina, cavuca, semeia, colhe, caminha quilômetros por dia. O que não lhe falta é stress strain. Não mencionei estes nomes para não confundi-la, porque hoje em dia, ninguém, nem mesmo ela, fica nervosa ou tensa. Por aqui o povo já vem para a consulta referindo-se estressada(o). Então não quis me meter na labiríntica tarefa de mostrar que stress pode ser desejável, conforme o tipo. Mas voltando ao tema: A filha dela é candidata a ter osteoporose, porque tem vida sedentária (inclusive está um pouco acima do peso), e gosta de refrigerantes e outros produtos alimentícios pouco recomendáveis. Pelo menos, no início da vida consumiu coalhada porque tinham uma vaquinha leiteira. Os laticínios são ricos em cálcio e, como o cálcio prefere ambiente levemente ácido para ser absorvido, a coalhada e o iogurte são melhores do que o leite in natura. Outra fonte de cálcio são as folhas verdes (quanto mais verde, mais cálcio). Estas também contêm magnésio, elemento essencial para o aproveitamento do cálcio e por isso as verduras são melhores que o leite neste aspecto. Uma desgraça para as novas gerações é que há 20 anos, os jovens consumiam 1000 a 3000mg de cálcio por dia, hoje apenas 600 a 700. O consumo de leite caiu em 30% e o de refrigerantes cresceu 65% (estudo da USP, São Paulo). Ingerir pouco cálcio na juventude aumenta em 20% o risco de osteoporose na vida adulta.
Exercitar-se e comer verduras e laticínios é a proteção. A soja, por conter isoflavona, tem sido considerada uma proteção contra a osteoporose. No entanto os estudos comprovam que o melhor é consumir antes de a doença instalar-se. Devemos preferir o tofu (queijo de soja), pois é rico em proteínas e pobre em ácido fítico que dificulta a absorção de minerais. Vale consumir leite de soja desde cedo, seja puro ou em receitas (substitui com vantagens o leite de gado). Recentemente se divulgou que a isoflavona da soja é perigosa, porém os estudos mostram que apenas o seu uso medicamentoso pode trazer risco. O consumo na alimentação é recomendável. Evitemos a PVT (proteína texturizada da soja) que é de difícil digestão.
Uma vez instalada a osteoporose, pode ser necessário o uso de medicações, porém isso não é imperativo para todas as pessoas. Algumas recomendações:
-Suco de couve/limão/melaço (2 ou 3 folhas de couve+melaço de cana+água; bate no liquidificador, côa e acrescenta suco de 1 limão – não bater o limão); tomar em jejum todos os dias.
-Chá de mil-folhas (Aquileia milefolium) – 3 xícaras por dia. Faz o chá com 2 colheres de sopa da folha picada e 5 sementes do anis estrelado. Quem ainda tem menstruação usa do 12º ao 26º dia. Quem já está na menopausa toma 3 semanas e descansa uma.
-Linhaça, gergelim e feijão soja em partes iguais. Tosta e pulveriza. Usa como farinha nas refeições.
-Caminhar 1 hora por dia. E acrescentar outras atividades físicas como Pilates, Capoeira etc. naturalmente com acompanhamento por pessoa habilitada.
-Coma brócoles com freqüência, cozido no vapor, pois aumenta o estradiol, hormônio que estimula a calcificação óssea.
- Maiores fontes de cálcio (por ordem do que tem mais par ao que tem menos): farinha de soja, couve, agrião, grão de bico, feijões, melado, tofu, mostarda, brócolis.
- A vitamina C é importante para a preparação do terreno onde vai se inserir o cálcio. Por isso mulheres que chupam uma laranja por dia têm menos osteoporose.
- A vitamina D é essencial para a calcificação óssea, por isso tome sol nos horários recomendáveis.
ALERTA:
-Consumo de açúcar, aumenta o ácido carbônico o que abaixa o pH e há precipitação de Ca e Mg levando a menor aproveitamento destes nutrientes.
-1g de carne consome 2g de Ca para ser digerida. Ou seja, quanto mais você gosta de carnes, mais precisa de comer cálcio.
-Nunca tome refrigerantes, principalmente do tipo cola, eles contêm ácido fosfórico que interfere no metabolismo do cálcio. As meninas com hábito de tomá-los têm 3 vezes mais risco de fraturas.
D. Hermengarda ficou feliz com o fato de que dificilmente terá a doença, mas seria muito legal se ela pudesse fazer uma densitometria óssea. Sua vida foi dura, esta área no passado foi zona de guerra de jagunços e a pobreza era a norma. Consequentemente nem sempre a alimentação era razoável. O problema agora é o preço do exame!
Recebam um abraço agradavelmente denso de Aureo Augusto.

2 comentários:

  1. "Para ossos fortes, tomem CALCIGENOL IRRADIADO" rsrssr.

    Que post cheio de cálcio. Amei.

    Não tenho histórico de osteoporose em minha família. Nem parte de mãe e nem parte de pai. Graças a Deus.

    Minha vó paterna morreu aos 97 anos, dormindo e sempre foi super saudável, salvo o glaucoma que a cegou anos antes.

    Eu, nascida e criada em Nazaré das Farinhas, em pleno recôncavo baiano, tive a sorte e o privilégio de ter uma excelente qualidade de vida, tanto emocional quanto alimentar.

    Mas..............não suporto leite. Detesto mesmo e só consigo tomá-lo em pó.

    E fiquei feliz em vc falar sobre os iogurtes. Adoro iogurte, misturo com linhaça, adoro folhosos verdes e queijo. Só gosto do queijo minas e requeijão. E faço caminhadas todos os dias.

    Tenho feito densitometria a cada 2 anos e ate agora nem osteopenia eu tenho. Graças a Deus.

    E ingiro mariscos, todas as vezes que estou em Cações, ou seja, a cada 15 dias. Adoro...srsrsrs

    Dr. Áureo, acho que eu já postei antes, que em Cações o consumo do peixe tainha é imenso e o consumo de mariscos, idem. Ainda nos tempos atuais. E tenho observado a ausência de doenças sérias, tais como: canceres, especialmente os de mama (não tem nenhum registro até agora), osteoporoses, desnutrição, depressão.

    Em contrapartida, a chamada HIPERDIA, que faz da hipertensão e diabetes, uma síndrome perigosa.

    Aproveite o tema e fale logo sobre a TRH pois muitos médicos ginecos querem nos empurrar hormônio com a desculpa de que a maior causa de morte em mulheres é a osteoporose e somente a TRH nos livrará disso.

    Eu não acredito mas..........

    Abraços com bastante vitamina D...

    Jussiara

    ResponderExcluir
  2. Cara Jussiara,
    Estou preparando o tema da menopausa e do TRH para a próxima postagem. Vc está mto bem no quesito saúde dos ossos e isso é uma graça. Mesmo assim vale continuar investindo nos folhosos, inclusive pq ajudam o nosso corpo em outras coisas também.
    abração

    ResponderExcluir