sábado, 16 de julho de 2016

ESTÁGIOS NA UNIDADE DE SAÚDE DO VALE DO CAPÃO

Nesse momento contamos com três estagiários da Faculdade Medicina da Universidade Federal da Bahia e mais uma aluna de medicina da Faculté de Médicine de Purpan da Université Paul-Sabatier (Toulouse-França).
Desde há 2 anos e meio, temos recebido regularmente estudantes da UFBA, mas logo depois do primeiro grupo de estagiários (1 a 4 de cada vez) começaram a surgir solicitações de outros estados do Brasil, principalmente de Pernambuco (Recife e Petrolina), mas também de Sergipe, Rio Grande do Sul e Paraíba. Alguns desses estagiários são estudantes, outros são médicos fazendo mestrado em Saúde da Família.

Os estágios são um mergulho na vida da unidade e mesmo uma inserção vivencial no dia-a-dia de uma comunidade bem interessante como é o povoado do Vale do Capão, local em que está situada a sede da USF de Caeté-Açu. Trata-se de uma comunidade rural, no passado dedicada ao garimpo de diamante e à produção de café e banana para comercialização. Também havia pêssego, marmelo, nêspera (que o povo chama de ameixa), jaca, manga, aipim, abacate etc. vendidos em Palmeiras (sede do município) ou em Lençóis (cidade próxima). Porém recentemente suas belezas naturais atraíram a atenção de pessoas de todo o mundo o que implicou em um ressurgimento econômico, já que, com a queda da produção diamantífera e a erradicação dos cafezais (promovida pelo governo federal no século passado), a economia decaiu substancialmente. Hoje os nativos que emigraram estão voltando e muitas pessoas de diversas nacionalidades imigram para viver aqui, resultando em uma sociedade peculiar, rica e diversificada, que é um desafio e uma alegria para a equipe da USF.

Os estagiários experimentam as seguintes atividades:
·         Reuniões de equipe que acontecem todas as sextas a partir das 8 horas, quando planejamos as atividades, são dadas as notícias e comunicações, as agentes comunitárias de saúde relatam as necessidades específicas de suas áreas para que haja o planejamento de ações focadas, definição das atividades a serem realizadas e planejamento das mesmas com distribuição de tarefas (das quais os estagiários participam), entre outras.
·         Participação em todas as atividades do posto, tais como, pré-consultas, recepção, atividades burocráticas, em sistema de rodízio.
·         Participação em consultas médicas ambulatoriais, bem como nas visitas domiciliares efetuadas pelo médico.
·         Participação em consultas de enfermagem, bem como nas visitas domiciliares realizadas pela enfermeira.
·         Acompanhamento das agentes comunitárias de saúde nas visitas domiciliares.
·         Atividades educativas na modalidade Sala de Espera ou nas escolas pública e comunitárias locais.
·         Participação nos grupos realizados no posto (Grupo de Ginástica para Idosas com Roda de Conversa, Grupo de Pessoas em sofrimento psíquico, grupo Se Liga no Peso...)
·         Participação em atividades pontuais, quando as mesmas acontecem no período do estágio, tais como Dia do Homem (com palestras, teatro, campeonato de sinuca e dominó etc.), Dia do Mulher, entre outras.
·         Podem ser convidados a falar no programa da USF na rádio comunitária local.
·         Curso de Introdução às Práticas Integrativas e Complementares, com ênfase no neohipocratismo (naturopatia), proferido pelo médico do posto.

Caso você tenha interesse em participar, consulte seus professores e contate com Natália Souza, enfermeira e coordenadora do posto, natalia.a.souza@hotmail.com ou no telefone (75)33441030 (e fale com Wanessa Kelen, técnica administrativa. Até o presente temos recebido estagiários de técnicos em enfermagem e medicina, mas nos agradaria partilhar também com outras áreas.


Estamos lhe aguardando felizes para partilhar experiências e conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário