quinta-feira, 19 de maio de 2016

PRESENÇA E SILÊNCIO

Um estrangeiro que aqui chegou me disse que o que mais o encantou no Vale do Capão foram os ventos. Aqui é o país dos ventos me disse ele. Quanto a mim, gosto de sentir o vento em meu rosto e, quando o manto escuro sob as estrelas me envolve, aguardo sob a jaqueira no fundo do quintal a brisa que o Mistério me manda, naquelas noites em que sou convidado a saborear o silêncio, apreciando também o sussurro das folhas.

Gosto dos ventos, gosto de senti-los dançando ao meu redor quando caminho pelos Gerais. Gosto quando emprestam às árvores seus sons...

Hoje porém, quando fui tomar meu banho matinal no rio que serpenteia por esse mundo entre as montanhas, notei o silêncio absoluto que emanava das árvores e me senti levado ao não pensar. Enquanto ali estive junto ao rio e depois caminhando devagar os pouco mais de 200 metros que me levaram a minha casa, era como se me observassem os elementos vegetais.

Não havia nada, apenas a vertical presença sob o céu e as serras. Meu silêncio fazia-me sentir uma presença difusa e vigilante que saía desse todo que sou eu e o lugar que habito.


Em 18/5/16 recebam meu abraço silencioso

9 comentários:

  1. Que lindo, meu querido... de cá, pude senti o mesmo vento, graças ao tempo que parou só pra deixa-lo chegar no canto de cá... nas cores, nos jeitos, nas palavras, nos gostos, nos cheiros... somos mesmo o tanto e o tão pouco do tudo que há...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo mesmo é o seu comentário, querida. Vc sabe exatamente do que escrevo pq vc sabe exatamente o que sente.
      Bjs

      Excluir
  2. A integração dá nesse sentir-se inteiro, sem fronteiras, sem a fragmentação Q toma conta desse vasto mundo! Q alegria em ler esse pequeno, grande depoimento!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Ângela, me ocorre que a nossa trajetória tem a ver com reconstituir o todo a partir dos fragmentos que nos fizemos.
      bjs

      Excluir
  3. Aureo, lhe conheci em Recife em uma roda de conversa onde um aluno apresentou sua experiência com adolescentes....percebi que estava diante de um ser desapegado pq religado com a complexidade e a totalidade da vida....e assim em sinergismo começo a sabet mais sobre vc e seu trabalho no Capão. Quem sabe um dia chego ai...para sentir o vento...o silêncio..o rio....e tudo mais..axé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh! Márcia, tomara a gente se encontre mesmo por aqui. Realmente é um lugar maravilhoso, mas, se pensarmos bem, quase tudo é maravilhoso qdo a atenção é cuidadosa, né?
      Receba um abração

      Excluir
  4. Aureo, lhe conheci em Recife em uma roda de conversa onde um aluno apresentou sua experiência com adolescentes....percebi que estava diante de um ser desapegado pq religado com a complexidade e a totalidade da vida....e assim em sinergismo começo a sabet mais sobre vc e seu trabalho no Capão. Quem sabe um dia chego ai...para sentir o vento...o silêncio..o rio....e tudo mais..axé!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Áureo,

    É sempre bom ler os seus textos, pois possuem palavras e silêncio, luzes e sombras.

    Seus textos são (para mim) como fotografias, uma vez que consigo enxergar essas lindezas que você descreve e sente.

    Estou na espera de novas palavras!

    Bj,
    Jana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Jana! que alegria receber sua msg e ver que alguém sente como eu sinto. Isso é mto bom.
      bjs

      Excluir