quinta-feira, 7 de agosto de 2014

DULCE

Sempre gostei muito da presença das mulheres da vizinhança durante os partos que fiz aqui no Vale do Capão. Porém agora me lembro de uma pessoa que era extraordinária. Recordo-me de Dulce. 

Este não era o seu nome, mas ninguém se referia a ela pelo batismo e sim pelo apelido que revelava-lhe a doce alma.
Ela tinha olhos verdes, claros, cristalinos e sorriso bondoso. Mas era firme e brincalhona. Quando eu chegava nas casas para parto ou atendimento médico ela já lá estava. E me informava: “já pus água para ferver”. Caso fosse parto, tinha o chá de algodoeiro em andamento. Como conhecia, pelo observar, muitos dos meus tratamentos hidroterapêuticos, cuidava de ter panos para as compressas...

Parece que havia um acordo tácito entre os vizinhos que fazia com que a considerassem parte de qualquer cuidado em saúde. Eu, de minha parte, estranhava quando ela não estiva ali. Dulce era parte íntima do cuidado.

Impressionava pelo bom humor, embora tenha tido uma vida matrimonial dura, já que seu esposo era homem difícil, adicto ao álcool que o tornava mais difícil ainda. Há quase 30 anos soube que ela havia enviuvado. A ponte dos Brancos sobre o rio que serpenteia por todo o Vale do Capão havia caído quando de uma enchente e ele, bêbado, caiu do cavalo na passagem difícil pelo vau, batendo a cabeça e foi encontrado morto.

Daí para a morte dela se passaram em torno de 15 anos, quando tive a oportunidade de conviver (pelo menos nos momentos de atendimentos) com sua disponibilidade bondosa. Desenvolveu um tumor cerebral e foi tratar-se em Salvador. Eu estava trabalhando no quintal de casa quando me procurou um de seus filhos, Gilmar. Ele entrou devagar me olhou, disse que sua mãe tinha morrido e retirou-se incontinenti. Fiquei parado... Como seriam os atendimentos a partir de agora?

Recebam um beijo saudoso de Aureo Augusto.

6 comentários:

  1. Dr. Áureo, que pena! Sinto muito.Eu aprendi através de cursos, terapias e leituras que o câncer é uma doença que se contrai quando a pessoa guarda mágoas profundas, ódio, raiva e rancores dentro de si e não consegue botar pra fora todo esse "veneno". Eu comecei a observar nas pessoas que contraem essa doença terrível que todas elas guardam dentro de si esses "venenos" daí passei a me observar e como todos nós enfrentamos pessoas e situações que nos leva a contrair esses tais "venenos", comecei a aprender como libera-los.Nem é complicado. É fácil e simples mas o resultado é surpreendente.Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lídia querida,
      divulgue a forma de liberar-se para todas as pessoas que conhece, pois isso é mto importante. escreva aqui para que eu aprenda tb.
      abração

      Excluir
  2. Dr. Aureo, sempre que a oportunidade aparece eu divulgo com prazer. Vejamos : Minha psicóloga disse que todos os sentimentos se resumem em:ÓDIO, TRISTEZA e MEDO. Sendo assim qdo vc. Identificar o que sente (pode ser só um deles, dois deles ou os três) (faça a pergunta para si e a resposta virá sem precisar raciocinar apenas sinta) bem, então com a identificação do que vc está sentindo, sinta esse MEDO OU OS DOIS OU OS TRÊS em toda a sua extensão sinta sem medo de errar depois peça a esse sentimento que saia um pouco de dentro de vc e peça tb para que ele (s) fique (em) fora de vc porém ao seu lado e ainda diga- lhe (lhes) que vc os chamará de volta e nesse momento (sem esforço) sinta que eles saem depois vc pergunta à sua consciência o que vc poderá fazer para que vc se sinta bem.A resposta virá em seguida.Ex . Faca uma oração etc. Qdo vc tomar consciência dessa resposta O MEDO, A TRISTEZA OU O ÓDIO desaparecerão como por encanto
    . Caso eu não tenha sido clara pode me arguir.ok?

    ResponderExcluir
  3. Tem outra: Quando vc sentir ódio ou qualquer outro sentimento ruim em relação a alguém vá para frente do espelho e imagine que a imagem refletida é o seu "algoz" daí comece a xingar o "sujeito (a)" até a sua 5a geração não poupe xingamentos os mais sórdidos serão os melhores não tenha medo de estar pecando (rs rs )vc está trabalhando e continue os xingamentos só pare qdo se sentir aliviado ou começar a sorrir. Às vezes qdo termino a terapia eu nem sei mais o porquê da raiva. Obs. depois eu tomo uma colherzinha de mel ou um gole de água para deixar a garganta legal. Tomo cuidado para estar sozinha diante do espelho e os xingamentos não precisam ser gritados mas ditos com intensidade. O resultado é imediato.

    ResponderExcluir
  4. Tem outra e essa eu extrai do livro O PODER DO AGORA autor é Eckhart Tolle Ed. Sextante.Eu uso muito essa técnica e o bom que ela pode ser usada em qualquer lugar até ao volante. Primeiro vc deve identificar o que está sentindo depois imagine que os seus olhos estão dentro de vc a observar esse sentimento ruim.Nessa observação vc ñ deve fazer nenhum julgamento em relação ao que está sentindo APENAS observe. O que vc está sentindo dissolve-se rápido. É um alívio. Essa técnica pode ser usada nos seus pensamentos é só imaginar os seus olhos observando esses pensamentos. Os olhos devem estar dentro da cabeça atrás da nuca.Só observe. É bom para meditar. Caso tenha dúvidas pode perguntar. Bom trabalho.

    ResponderExcluir

  5. Pois é isso, Áureo, se quem não atrapalha já está ajudando,
    imagine-se quem ajuda de fato?
    Pessoas assim são muito importantes em nossa vida,
    mesmo que estejam nela por pouco tempo.
    O que fica não é a primeira impressão, como dizem,
    o que fica é o rastro do "perfume" que a pessoa tem.
    Quanto aos métodos que a Lídia apresenta, são bons,
    pois todos os métodos de afastar medo, ódio ou tristeza,
    já são bons por natureza.
    Considerando, porém, que esses sentimentos também são
    ótimos companheiros, quando caminham conosco
    POR POUCO TEMPO!
    Como disse Gandhi: "O medo tem serventia, a covardia não".
    E, como canta Tom Zé: "O medo é o nosso melhor conselheiro".
    Mas. tudo em excesso prejudica.
    Abraço temporário.

    ResponderExcluir