terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

VITAMINA D, PRESTE ATENÇÃO NELA

Estou impressionado com a quantidade de pessoas com deficiência ou insuficiência de vitamina D. Tenho solicitado a avaliação sanguínea desta vitamina e estou pasmo. Eu mesmo estava com insuficiência da mesma (e estou tomando as devidas providências). E isso acontece por um motivo muito simples: Eu e todo o mundo sabemos que a exposição demasiada ao sol pode causar câncer de pele. E ninguém quer ter câncer de pele.

Não sou muito de usar protetor solar, porque tenho asco da gosma. Mas sempre procuro estar ao abrigo do sol quando vou aos rios. E a maioria da população usa protetores solares. Tudo bem, mas com isso não nos expomos à maior fonte de vitamina D que dispomos que são os raios UVB. Na semana passada atendi na USF aqui do Vale do Capão uma mulher com todos os sintomas de osteomalácia, cuja causa é deficiência de vitamina D. Os sintomas: dor nos ossos (inclusive pode apertar a tíbia ou o externo e sente forte dor – atenção: às vezes tensões psíquicas dão dor à pressão do osso externo, que fica no centro do tórax anterior – nesse caso pode não ser osteomalácia), dor nos músculos, fraqueza muscular, tremores como espasmos nas mãos, às vezes dormências ao redor da boca etc. As crianças podem desenvolver raquitismo, que é um conjunto de deformações ósseas, principalmente em tórax.
A osteomalácia é a deficiência de vitamina D com sua consequente redução dramática da absorção do Cálcio. Este mineral não é aproveitado pelo organismo na falta da vitamina. Registro novamente só para ficar bem firme: não adianta ingerir toneladas de cálcio, pois sem a vitamina ele não será usado. Pensemos nas pessoas que têm osteoporose e por isso se preocupam com o mineral, mas não vão absorvê-lo por não tomarem sol.

Parece que estamos diante de uma situação do tipo “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Tomando sol vem o câncer, sem tomar osteomalácia (e muitos outros problemas, pois a vitamina D não é necessária apenas para os ossos).

Temos receptores para vitamina D em todos os órgãos do corpo. Estudos a estão associando a depressão, distúrbios digestivos, circulatórios, aumento da incidência de cesárea (por fraqueza muscular, inclusive do músculo que é o útero), entre outras coisas. O Dr. Holick, maior autoridade mundial na vitamina D, considera que os prejuízos por não tomar sol são bem maiores do que aqueles do tomar sol. Ele insiste em que temos que tomar sol nos horários considerados mais perigosos. Mas nos adverte que se queimamos a pele, aumenta muito a possibilidade de termos câncer. Assim devemos tomar sol poucos minutos, expondo a maior extensão possível do corpo. Nunca deixar o corpo virar um pimentão. O melhor é ir aos poucos aumentando o tempo de exposição sempre protegendo o rosto (para não envelhecer a pele), até encontrar o ponto ideal. Uma vez que expomos a pele convenientemente, então devemos passar o protetor solar.

Quero recomendar que leiam o livro de Michel Holick: Vitamina D, Como um Tratamento tão Simples Pode Reverter Doenças tão Importantes, da Editora Fundamento. Mas tome atenção cuidadosa durante a leitura, para não sair por aí para se estorricar no sol.

Recebam um abraço solar de Aureo Augusto.


9 comentários:

  1. Olá Aureo,
    Parabéns pela interessante matéria! Enquanto lia, fiquei me perguntando se tenho tomado a quantidade adequada de sol, especialmente por que aonde estou agora está um inverno insuportável para ficar muito tempo do lado de fora. Qual seria o tempo mínimo diário ou semanal que deveríamos tomar?
    Obrigada,
    Cecília Caribé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília,
      o tempo de exposição ao sol depende do tipo de pele. O legal é ficar no horário entre 10 da manhã e 3 da tarde com a maior parte possível do corpo exposta ao sol por apenas 5 minutos na frente e 5 minutos atrás. Alguns dias depois estender para 10 minutos sempre observando a reação da pele. Não pode queimar, irritar, despelar, pois isso aumenta a possibilidade de câncer de pele. abração.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Caro Áureo além do Sol quais outras fontes de vitamina D e qual beneficio colhemos em tomar Sol em períodos considerados não perigosos ( Abaixo das 10:00 h )??
    Carlos Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos,
      Os óleos retirados de peixe podem conter vitamina D, conforme a forma e o interesse da extração. Esta vitamina não é frequente nos itens alimentares. Alguns sugerem que a banana passa, quando feita ao sol, contém a vitamina. Quando a pessoa apresenta um quadro sério é conveniente tomar a vitamina oral. No Brasil temos uma medicação chamada DePura que é vitamina D. Porém o legal é antes de usar fazer uma dosagem sorológica (no sangue) de 25(OH)vitamina D.
      Abraço.

      Excluir
  4. Grata por confirmar minhas suspeitas! Luz é informação e alimentação celular, as pessoas estão deixando de nutrir-se de luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina! Isso é algo que merece consideração para além da informação científica já existente. O Dr. Holick está começando estudos relacionados ao valor do sol não apenas em seu papel com a vitamina D. Intuitivamente a humanidade sabe do que o sol representa, mas os estudos (importantes) quanto ao seu papel na gênese do Câncer de pele (importantes mas incompletos pq não levam em consideração outros aspectos como o papel da alimentação), assustaram. Agora precisamos ver a coisa com a cabeça fresca.
      bjs

      Excluir
  5. Nem preciso verificar a dosagem sorológica: Apresento diabete, hipertensão e psoríase e, ultimamente, não tenho caminhado ao sol. A deficiência é evidente!
    Valeu o alerta, Áureo! Voltarei a tomar sol diariamente.
    Abraço vitamínico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha apreciado. Aliás, as pesquisas mostram que entre as pessoas que apresentam psoríase é comum a deficiência da vitamina D.
      abraço D

      Excluir