quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O BOM TRABALHO E A INJUSTIÇA (WANESSA)

Wanessa preocupou-se e veio me procurar entre uma consulta e outra. Ela é a agente administrativa do posto e também a recepcionista. Considero-a uma funcionária exemplar e o que vou relatar fará vocês, leitores, concordar.
Foi uma situação corriqueira. Uma das nossas clientes que apresentam um quadro de hipertensão e diabetes trouxe a receita para receber a medicação da farmácia básica. Ela vem regularmente às consultas e tem o quadro controlado, ou seja, está tudo bem. Mas Wanessa notou que na receita estava receitada determinada medicação. Ela se lembrou de que aquela mulher tinha se queixado de alguns sintomas desagradáveis com uma medicação para diabetes. Havia passado mal e sofreu bastante. Então me mostrou o nome e considerou se não era aquela medicação que fizera a cliente sofrer. Lembrei-me vagamente de que realmente havia acontecido aquilo, mas achei pertinente que lesse o seu prontuário. Enquanto eu ia atender outra pessoa Wanessa providenciou o documento e me trouxe no intervalo seguinte. Então li com cuidado e vi que a medicação havia sido mudada justo para aquela que ora ela pedia pelo fato de que uma outra lhe havia feito mal. Wanessa saiu, então, satisfeita e dispensou o remédio.

Quando ela saiu me deu uma sensação agradável por pertencer à equipe de saúde da família da qual faço parte. Wanessa poderia sem mais nem menos dispensar a medicação e pronto. Mas ela está sempre atenta aos possíveis problemas que possam surgir e trata de cuidar para que eles não aconteçam. É uma mão na roda.

O interessante é que nos arquivos do Ministério da Saúde a agente administrativa não faz parte da equipe de saúde da família. Aliás, a auxiliar de serviços gerais tampouco. Aqui em nosso posto, estas duas funcionárias jogam papel essencial. Elas estão presentes em todas as reuniões de equipe (que ocorrem invariavelmente às sextas) e participam efetivamente de todas as discussões, planejamentos e decisões. Sem elas nosso posto não teria o brilho que tem, tampouco a alegria de saber-se fazendo melhor dentro de nossas possibilidades. A Estratégia de Saúde da Família é uma das coisas mais notáveis que o Brasil criou na área da saúde, mas ainda tem alguns furos, como o de não notar que o não reconhecimento destes funcionários como potenciais (ou ativos) colaboradores na consecução de uma melhor saúde para a população. Uma pena.

Outra grande pena é pensar que Wanessa quando há poucos anos atrás passou no concurso e assumiu o seu posto ganhava 1 salário mínimo e meio; agora recebe 1 salário mínimo. É bonitinho ver os discursos dos políticos sobre a saúde... Reconheço que aqui estou sendo irônico.
Gosto de estar nesta equipe, que apesar das enormes dificuldades e injustiças que sofre, por conta da conjuntura sócio política e econômica de nosso país, assim como pela mendicância moral daqueles que controlam os postos de comando, dizia, gosto desta equipe, pois apesar de tudo, mantém-se firme na labuta e, ademais, com alegria.


Recebam um abraço em equipe de Aureo Augusto.

8 comentários:

  1. Gostei muito do texto!
    Até pq Wanessa é uma grande amiga!
    Abraços
    Rafael Burger

    ResponderExcluir
  2. O texto mostra um belo exemplo de atuação competente da nossa auxiliar
    administrativa. Como dentista do posto, já me encontrei em várias situações que foram muito bem conduzidas e resolvidas, graças ao olhar atento de Wanessa. Temho a segurança e o privilégio de fazer parte de uma equipe afinada e comprometida.

    Raimundo Cirilo

    ResponderExcluir
  3. É bom ver e conviver com pessoas que pensam e agem com amor e dedicação ao seu trabalho, sem pensar em lucros, apenas ser, um SER de amor, solidariedade e ajuda ao próximo. Bjos Wanessa. Que bom saber que temos pessoas iguais a você.

    ResponderExcluir
  4. Legal que vcs confirmam que Nessa é uma funcionária especial. E o mais legal é que toda a turma é fera.

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito isso, de toda a equipe se afinar em torno de um ideal comum, principalmente quando este ideal é o bom atendimento à população.
    Eu prestei serviço de agente administrativo em 1976/77, num hospital do então INPS, em Recife. Depois de algum tempo, consegui a transferência para a farmácia da emergência, mesmo com deslocamento de função, no plantão noturno. Isso porque eu estudava Geologia, que é um curso essencialmente diurno.
    Como canta Zé Geraldo, "Foi um tempo de aflição...", mas o serviço era temperado pela harmonia existente entre todos no plantão, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes administrativos, auxiliares de serviços gerais e, até mesmo, alguns médicos, que, como classe, não eram (não são?) muito chegados a confraternização com "subalternos". Essa harmonia refrescava muito o serviço e as agruras de um estudante pobre.
    Tive que deixar a equipe (e o emprego) pois o final do curso não se coadunava com essa "dualidade".
    Mas, que uma equipe harmônica e solidária permite o serviço fluir com tranquilidade, disso não resta dúvida. Que bom que você dispõe dessa facilidade, Áureo! Que Deus confirme a continuidade à essa paz!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero-me um cara de mta sorte em poder contar com uma equipe dessa qualidade, principalmente se levo em conta que passo a maior parte da minha vida em contato com o grupo.
      O mais legal é que o bom humor impera!
      abraço

      Excluir
  6. Um dos maiores benefícios do mundo virtual é a possibilidade de podermos desfrutar da genialidade de pessoas singulares como voce! Sua capacidade de garimpar os detalhes do cotidiano ti faz esse médico genuinamente inserido no modelo de médico de família. Sua prática integra um discurso ideologicamente fundamentado nas Politicas Públicas de Saúde com ações estratégicas voltadas para a resolutividade e complexidade dos problemas de saúde da nossa população. O Brasil carece de profissionais com sua capacidade reflexiva,comprometida e abrangente. Enquanto isso as Instituições de formação médica carece de profissionais exemplares para apresentar aos acadêmicos que buscam na prática, o que só vêem na literatura recomendada. Sonho com a possibilidade de um dia poder apresentar a minha turma do PIASC II (programa de integração academia serviço comunidade) à USF de Caeté-Açu para presenciar sua atuação para que possam verificar que é possível aplicar o conteúdo da disciplina nas ações da atenção básica observando vc e Wanessa cuidarem de forma integral dessa comunidade de sorte! Minha admiração a esta GRANDIOSA Unidade de Saúde da Familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mary Galvão,
      você sempre foi um coração enorme em sua bondade. Seu comentário é para mim um grande incentivo e uma aula. Receba a minha gratidão por suas belas palavras.
      No dia que sua turma puder estar nos visitando minha felicidade será enorme. O nosso grupo irá vibrar!
      receba um abração deste seu fã

      Excluir