quinta-feira, 6 de junho de 2013

FÉRIAS 2 - PRIMEIRO ENCONTRO NORDESTINO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PIC)

O encontro aconteceu em Juazeiro, na UNIVASF e foi simplesmente espetacular!!!
Tinha um subtítulo: Pela reconstrução do modelo de cuidado. Fizeram com que até a prática de recepção das pessoas fosse um modelo de cuidado. Alexandre Barreto, da UNIVASF, foi o coordenador do evento e ele e sua equipe merecem elogios e mais elogios. É claro que aconteceram algumas situações problema, mas foram contornadas com grande cuidado, alegria e amor pelo grupo que nos recebeu. Fiquei feliz e devo dizer que aprendi também com os azulzinhos (toda a equipe usava blusas azuis) além de ter aprendido nas oficinas e mesas de debates. Muito bem, muito bom!
Uma pena não ter a possibilidade de dividir-me em inúmeros Aureos para participar de todas as práticas corporais, minicursos e rodas de diálogos. Queria ir pra tudo, mas tive que escolher. Acabei fazendo dança terapia (Rejane Amaral), terapia comunitária (equipe do Dr. A. Barreto) e bioenergética social (Regina Araújo). Havia uma prática corporal que pratiquei por alguns anos com o querido amigo Gian Carlo Coretti, aqui no Capão, o Rio Abierto, mas optei por dança terapia que não conhecia. Amei a vivência que fiz, mas fiquei com um gostinho de querer viver de novo o Rio Abierto, inda mais que quem conduzia era Carmem de Simoni. Mas não dava pra fazer tudo...

Além disso, assisti às rodas de diálogo (também com dificuldade de escolher ante tantas oportunidades de ouro) sobre educação popular, PICs na formação em saúde, parto como experiência amorosa (um retorno às raízes e naturalidade do corpo), que me encantaram. Fiz parte de uma roda de diálogo sobre experiências do manejo da fitoterapia e da medicina natural na atenção primária e de uma mesa sobre histórias do pioneirismo das PICs no Nordeste do Brasil.

Conheci alguns personagens que desde há muito queria conhecer, como Suely Carvalho – parteira que se destaca pelo centramento calmo e pela amorosidade –, Adalberto Barreto (criador da Terapia Comunitária), Anamélia Franco – professora da UFBa – que só posso definir como uma pessoa deliciosamente instigante. Tive a grande oportunidade de finalmente conhecer Celerino Carriconde, um sujeito sempre pronto, disposto, feliz em partilhar conhecimentos em plantas medicinais e alimentação, assuntos em que poucos lhe alcançam.

Ainda assisti a algumas apresentações de trabalhos realizados que me encheram os olhos de lágrimas de emoção. Um deles foi apresentado por uma estudante da UFBa, Camila (acompanhada de Eduarda). O interessante que o trabalho realizado pela equipe que elas duas faziam parte foi o disparador de minha presença no Encontro. Pois me filmaram e a professora Anamélia mandou o filme para os organizadores do evento que, a despeito de minha cara de tabaréu, me convidaram para falar aqui. Ganhei um grande presente.

No último momento algumas pessoas foram homenageadas pelo pioneirismo nas PICs, eu entre elas, e o fechamento teve música, alegria, esperança renovada. O próximo será em Recife nos dias 4 a 7 de junho/2015. Vá! Vamos!
Na próxima postagem quero comentar algumas coisas que me vieram neste Encontro.


Recebam um abraço cuidador de Aureo Augusto.

4 comentários:

  1. Você também, com sua fala, contribuiu muito para que continuemos a acreditar que saúde integral é relação, é vida viva. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abração procê tb querida. Foi mto legal estar neste encontro, não foi?

      Excluir
  2. Prezado amigo querido, como é gostoso ler suas histórias! em muitas oportunidades quis comentar e elogiar! Infelizmente carrego a marca da timidez escondida nesta máscara dura de falante... sinto vergonha de comentar os textos brilhantes e abrilhantadas por idéias geniais.. tudo que sai de vc é novo!
    Neste caso me refiro a sua criteriosa avaliação do Encontro Nordestino de Práticas Integrativas.. parece que eu estava lá apreciando cada uma dessa majestosas autoridades do assunto.
    Fiquei impossibilitada de ir mas vc foi e marcou sua presença brilhante! Minhas acadêmicas retornaram à Bahia, atual salvador com o sentimento de que estive lá através de suas idéias.. diziam elass "pró, ele fala igual a senhora" ..meu Deus quanta honra! Mal sabem elas da sua autoridade nas práticas alternativas, de seus caminhos e livros percorridos antes de adentrar um evento dessa natureza! Sou grata à vida por ter oportunidade de ler e viver experiências contadas e desenvolvidas por um médico de sua estatura cientifica! Sim, digo isso sem erro de errar pq conheço as histórias que envolve sua prática médica..
    Aqui mais uma vez deixo minha admiração por este texto relatando tão lindamente o evento que me fez ir lá sem esforço geográfico algum.. e enquanto isso, as mulheres permanecem perambulando pelas maternidades em busca de um atendimento que nao tem nada de cientifico e nada de humano! mas nós continuamos acreditando e crendo em um futuro mais natural e mais harmonioso porque não há segundo Odent forma melhor de mudar o mundo que mudar a forma de nascer!
    Minhas congratulações Dr. Aureo Augusto, o blogueiro que mantem viva a arte de escrever pq sabe como todo bom escritor ESCUTAR o outro.

    ResponderExcluir
  3. Bocó digital como sou não vi seu comentário aqui, mas respondi-o em outra postagem. Leia por favor, pois tenho profunda admiração por seu trabalho e por você enquanto pessoa.
    beijo no coração

    ResponderExcluir