sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FRIO E ATIVIDADE


Primeiro o vento derrotou todas as possibilidades de o dia surgir em silêncio. Depois ele mesmo, ruidosamente, permitiu um frio, ou melhor, ajudou o frio a penetrar os ossos dos seres viventes, fundir em tremor árvores e pássaros que quedaram mudos ante o assombroso do tempo cinza.
Já alto é o dia, mas os pássaros, ao contrário dos seres humanos, recusam-se o pipilar e o trinado. Ajustam-se aos limites dos ninhos.
Inquieta a humanidade parte ao labor, enxadas, pás, ancinhos e machados tornando frio em suor, nuvens chumbo em verde horta.
Assim somos nós, os humanos, um povo dotado do dom da construção de novos modos. E este dia frio e ventoso, quando as pontas de meus dedos pedem o calor dos cobertores, me faz estar aqui, matinalmente a escrever esta pequena ode à atividade desta raça inquieta.
Enquanto avançava através da neblina, divisava o caminhar dos meus vizinhos encolhidos por entre as nuvens, mas caminhando à labuta, suaves, sem pressa, mas certos do próprio destino. E admirei-os. E a mim.

Vai daí que escrevi esta ode ao que somos, e somos, entre outras coisas, nem sempre tão boas, mas somos iniciadores de possibilidades, construtores de futuros, aliciadores de sonhos.

Recebam um abraço de Aureo Augusto

7 comentários:

  1. Eh menina, que bom te "rever". E estes dias o que não tem faltado aqui no Vale do Capão é vento, frio e chuva fina.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. DR. Aureo, boa noite. Faz muito tempo recebi uma indicacão de procura-lo mas não o fiz e depois perdi o contato, muito bom encontra-lo web, como faço para contacta-lo e marcar uma consulta? Na época, a pessoa que me deu sua indicacão me disse que você atendia uma vez por semana em Salvador, você ainda atende assim? pois moro na capital.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiano,
    tenho atendido em Salvador com certa irregularidade, por isso mando, via e-mail o aviso para as pessoas. mande-me seu e-mail e indo por lá, lhe aviso. Melhor comunicar-se para o meu e-mail (aureoaug@terra.com.br).
    receba um abraço,

    ResponderExcluir
  4. Brrr, que frio" Aí, aqui não, à beira-mar nunca é tão frio.
    O homem tem essas características positivas: Tenacidade, persistência, resiliência, determinação. Me lembra a frase de Aníbel Barca, o general cartaginês: “Ou encontramos um caminho ou abrimos um!". Bom, assim caminha a humanidade.
    _Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Grato pela frase de Aníbal! Ela define bem a raça humana em seu conjunto. Usemos esta característica positivamente!
    abração

    ResponderExcluir
  6. Cara,

    Além de adorar o frio, adoro seus textos.

    Abraços

    ResponderExcluir