quinta-feira, 17 de março de 2011

VITAMINAS E SUPLEMENTOS

Nós estamos a cada dia mais conscientes do valor dos nutrientes e seu papel na formação (construção) do nosso corpo e também na manutenção da saúde. Há pouco tempo não era assim, mas felizmente a consciência do valor das proteínas, vitaminas etc. está cada dia mais disseminada. A tristeza é que nem todas as pessoas estão percebendo que os alimentos nos oferecem tudo o que necessitamos. Hoje existe uma florescente indústria de suplementos alimentares que movimenta bilhões de dólares graças à convincente insinuação de que os alimentos não são suficientes. Estudos pouco comprovados apregoam nos meios de comunicação as qualidades quase mágicas desta ou daquela vitamina ou substância, e logo aparecem os comprimidos nas farmácias prontos para o consumo. Esquecemos que há milhares de anos a humanidade vem existindo sem tais comprimidos. Muitos povos descobriram a melhor forma de usar os alimentos de que dispunham e isso fizeram para o próprio bem. Os índios de Vilcabamba no Perú, por exemplo, despertaram a atenção do mundo pela quantidade de idosos com mais de 100 anos entre eles. E isso por causa de um estilo de vida e uma alimentação onde as frutas e os legumes têm papel principal. Os suplementos nutricionais são muito úteis em determinadas situações, porém não devem ser usados indiscriminadamente. Veja uns exemplos:
1. O ferro é um mineral muito importante contra a anemia. Porém em excesso ele se transforma em um radical livre (substância que aumenta o envelhecimento e a possibilidade de câncer). Comendo cenoura, couve ou mamão você se protege contra isso, porque a vitamina A presente nestes alimentos impede que o ferro se transforme em radical livre. Por isso convém receber o ferro que está na couve porque já vem com a vitamina que impede-o de tornar-se radical livre.
2. A vitamina C é maravilhosa; isso todos sabem. Mas em excesso, como encontrada nos suplementos, pode induzir a formação de substancias que atacam o material genético por produção de genotoxinas. A descoberta foi feita pela equipe da Universidade da Pensilvânia liderada pelo Dr. Ian Blair. O efeito negativo vem do uso abusivo da vitamina. Frutas com vitamina C protegem contra o câncer, mas o excesso não é bom. Blair considera que o efeito anti-cancerígeno vem do conjunto e não de um elemento solitário. Ademais, doses acima de 1g aumentam a glicemia em diabéticos, reduz a absorção de vitamina B12, B2 e ácido fólico.
O melhor, meus amigos e amigas, é comer o que a natureza nos deu, variando bastante e saboreando mais ainda. Caso seja imprescindível o uso de suplementos, consulte o médico.
Recebam um abraço vitaminado de Aureo Augusto.

10 comentários:

  1. Excelente matéria.


    Eu sou contra a estes suplementos, a temperos industtrializados e aos excessos disso e daquilo.

    Assim são as dietas. Tenho horror. São dietas da lua, das proteinas, dos carboidratos, da água, da sopa, etc.

    Eu aposto na reeducação alimentar porque estamos engordando, talvez pelo excesso de comidas e mais sedentarismos mas eu tambem tenho posto minhas barbas de molho.

    Com a industrialização, os alimentos estão artificiais e cheios de produtos para nos engordar. Portanto um retorno ao natural, nos fará bem, com certeza.

    Eu tomo suco de limão todos os dias e Graças a Deus venho observando pouquissima incidência de gripes em minha vida. E amo frutas. Ah, como eu adoro frutas e folhosos.

    Meu pecado é o açucar. Ainda preciso diminuir muito e agradeço a Deus eu não gostar de sal. Detesto comidas salgadas.

    Bela reportagem, Dr, Áureo.

    Seu post é uma dose extra de vitaminas para todos nós que estamos carentes de uma substância em nossas vidas: A informação segura e honesta sobre alimentação e bem estar.

    Receba um abraço vigoroso.

    Jussiara

    ResponderExcluir
  2. A indústria farmacêutica é a segunda mais lucrativa do planeta. Só perda para a indústria de petróleo. É fogo. Um abraço, Luciana.

    ResponderExcluir
  3. É impressionante como o mal nutre ao mal. A Indústria Farmacêutica e a dos Suplementos, são tão fortes em grande medida por causa dos erros alimentares incentivados pela Indústria de Alimentos. É uma coisa séria. Jussiara querida, o seu amor pelos doces - não, não é amor, é paixão irrefletida (rsrsrs) - acaba sendo uma espécie de dieta destas da lua ou de sei lá o que. Convém cuidar, vc sabe!
    Luciana, eu não sabia que é a segunda. Nossa!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!Adorei o texto.É IMPRESCINDÍVEL que estejamos atentos à nossa saúde.Uma alimentação saudável nos traz tantos benefícios...E já que vivemos em um país com alimentos tão ricos e variados nada mais justo que aproveitá-los!!!
    Abraços cheios de admiração, Camila Prieto

    ResponderExcluir
  5. Cami querida, concordo com o IMPRESCINDÍVEL em letras maiúsculas. A alimentação é nisso aspecto essencial.
    Abração grato pela admiração,

    ResponderExcluir
  6. Em 1971, nosso professor de biologia nos disse que o organismo só absorve 60mg de vitamina C por dia, e comprar comprimidos de mais do que isso seria jogar dinheiro fora. Deve ser por isso que não se encontra comprimidos com menos de 500mg.
    A indústria farmacêutica deve ser menos lucrativa que a do petróleo porque tem que comprar vários insumos produzidos por esta.
    Haja petróleo nos nossos remédios!
    _Abraço. (Abraços vitaminados previnem varias enfermidades, né?)

    ResponderExcluir
  7. Vc veja, TEsco, como a indústria se aproveita de nossa boa fé. Ora, se não absorve, pq doses tão altas? Acreditamos mais do que deveríamos.
    Sim, abraços vitaminados previnem mtas enfermidades, com certeza.
    abração,

    ResponderExcluir
  8. Olá Aureo, tudo bem?
    A mídia é realmente a maior invenção da história.
    Invasiva, intervencionista e sem dor, chega pela televisão de plasma, com aquela imagem fantástica.
    Corpos bombados, ginastas incríveis e tcham...ram, o suplemento, a solução para todos os problemas. Se eles conseguem fazer isso com listerine, que arde feito doido, imagina com algo praticamente insípido e inodoro.
    No consultório é uma constante:
    _ Doutora, eu vim aqui por que eu quero que a sra. me passe umas vitaminas, ando muito cansada...
    _ Pergunto: É mesmo, por quê?( Enquanto preparo meu mega-argumento)..
    _ Sei lá, me sinto muito cansado(a) durante o dia, indisposto(a), doem todos os músculos..
    Ao longo da anamnese as inevitáveis perguntas...
    - Fuma?
    - Não ( raramente escuto um sim)
    - Bebe?
    - Socialmente ( pelo exame inicial de leitura corporal, vou sacando a frequência do social).
    - Pratica atividade Física?
    - Pratico. Pois é , por isso mesmo a vitamina, para ter mais energia.
    Frequentemente ter mais energia significa conseguir se matar por mas 40 min na esteira por aquele corpo perfeito.
    A industria dos suplementos além de extremamente convincente, mexe no imaginário feminino e masculino de tal forma, que mesmo aqueles mais prevenidos, por vezes também caem no conto do vigário...
    É um jogo de cintura daqueles, além da informação, que o profissional de saúde tem que ter, para lidar com as ansiedades cotidianas que levam as pessoas a acreditarem que suplementos são a salvação da pátria.
    No meu caso, apelo para a Santa Matemática ou pra ser franca, apelo pra boa xêpa. Quando os vitaminados se dão conta, que podiam gastar menos na feira e consumir muitos alimentos deliciosos e que estão gastando com a mísera cápsula o valor que podiam estar investindo em fazer sucos deliciosos em casa, saladas variadas e saborosas, frequentemente o argumento enfraquece, a vitamina migra de salvação a vilã e posturas começam a ser repensadas.
    Tem uns que dizem:
    - Mas a TV faz a gente acreditar em coisa, não é doutora?
    Penso cá com meus botões, ou descreditar de tudo que realmente importa, mas aí já se trata de outro Big brother!

    Um abraço "smoothie" para vc!

    Ana

    ResponderExcluir
  9. Ana, tomara todo mundo leia seu comentário.
    Abração

    ResponderExcluir
  10. AUREO,QUE DEVO COMER PARA MELHORAR A SIDROME DOS OVARIOS POLICISTICO.

    ResponderExcluir