sexta-feira, 26 de junho de 2009

MEDICINA NO COTIDIANO

MEDICINA NO COTIDIANO
A saúde tem sido considerada como o bem mais precioso que temos. Mesmo assim nem sempre damos a devida atenção a ela. Uma das razões disso é que o nosso organismo é autopoiético, isto é, ele tem a capacidade de regenerar-se. Se uma máquina, como um automóvel ou um cortador de grama apresenta um grave problema, o mecânico se vê na contingência de trocar alguma peça. Já o nosso corpo, raramente precisa trocar peças, por si só resolve o problema. Ele se constrói na medida em que crescemos, e se regenera quando nos ferimos ou adoecemos. Freqüentemente isso acontece sem que percebamos. Por não se dar conta do custo para o organismo deste contínuo processo, podemos ter a sensação de que tudo será permitido na medida em que cremos que tudo é magicamente solucionável. Isso sem considerar a negligência com que tratamos a nós mesmos devido à necessidade de sobrevivência ou de viver decentemente em um mundo cheio de dificuldades. A partir de hoje é minha intenção conversar com você sobre saúde em sua mais ampla acepção. Quero que tratemos das coisas que podem melhorar ou complicar a nossa saúde. Tudo!
Medicina é o cuidado com a saúde, tanto pessoal quanto grupal. Praticamo-la quando comemos, quando vamos ao médico, quando caminhamos, quando trabalhamos e também quando nos damos o merecido repouso. Quando agimos de maneira ética ou quando dedicamos uma fração do nosso tempo para melhorar a vida dos demais, seja na profissão, votando nas eleições, ou trabalhando pelo bem comum através doação desinteressada, estamos contribuindo para a nossa própria saúde. O nosso bem estar individual jamais interessa apenas a nós mesmos. Da mesma forma, o bem estar dos demais seres influi na saúde individual de cada um de nós, pois na vida o que consideramos individualidades está tão profundamente intrincado com o restante que podemos em certa medida questionar este conceito. Cuidar da saúde é, pois, cuidar de si e cuidar do outro e este ‘outro’ refere-se também ao meio-ambiente. Daí torna-se essencial reconhecer o sentido de integração que permeia as existências nesta Terra.
Mas não apenas isso. Saúde é uma coisa tão ampla que para que a alcancemos devemos estar atentos a fatores que não damos a devida atenção em nossa vida cotidiana. Quando foi a última vez que você riu gostosamente? Ou se sentiu tocado no coração por uma cena comovente? Há quanto tempo um pôr-do-sol ou o canto dos pássaros no amanhecer lhe atraíram a atenção? Você tem encontrado amigos para conversar sobre filosofia de vida ou sobre banalidades? Saúde inclui estas coisas. Por isso quero conversar sobre uma medicina da vida, na vida, no dia a dia, nas coisas que conformam o nosso existir. Como a conversa vai tratar de coisas do dia-a-dia, não vou me furtar de falar das coisas do lugar onde moro, o Vale do Capão, bem aqui, no centro da Bahia, a mil metros de altitude, com uma população muito hospitaleira, como de resto o é toda esta gente da nossa terra. Vai daí que de quando em vez comentarei sobre gente de cá, como álibi, para tratar de assuntos que a todos interessam. A partir de hoje aguardo você nesse lugar para um papo sobre tudo o que nos tira e nos põe sadios.
AS SEXTAS FEIRAS SERÃO DEDICADAS AOS ASSUNTOS MAIS VINCULADOS AO TEMA SAÚDE, NO SENTIDO EXPRESSO PELO TEXTO ACIMA.
Um abração para todos vocês.

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa tio. A internet precisa mesmo de fontes seguras como essa. Farei o possível para agregar muitos leitores a este espaço. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!! Estou muito feliz e orgulhosa, sua iniciativa vai desvendar esse processo tão simples, mas dificil de seguir - que é cuidar bem da nossa saúde.
    Estarei aqui com você para tirar todas as minhas dúvidas.
    Beijinhos, fica com DEUS e muitas saudades...

    ResponderExcluir
  3. Rir, falar sobre banalidades e outras coisas mais fazem muito bem. Pratico isso sempre, kkkkk...
    Grande Gusto, é um prazer seguir este blog. Lembrei-me agora de quando você almoçava lá em casa, na pituba, e pendurava o bife na mão (kkkkkkk....). Isso é que é vida gostosa. Não o fato de comer o bife (kkk), mas de fazer o que tem vontade.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Vibrar em energia. Claro que devemos buscar as energias de saúde, longevidade, serenidade e alegria. Neste Sentido, afirmar a individualidade para transcendê-la nos relacionamentos com o próximo e o meio que nos acolhe.Autoconhecer-se para acessar dimensões mais sutis da existência. Sinto que Este blog nos convida para uma viagem maior.

    ResponderExcluir